terça-feira, 16 de novembro de 2010

Solteiro ou Casado?

Um amigo veio este feriado pra cá. E há muito tempo não conversávamos sobre a gente, sobre o coração, sobre a vida. Aproveitamos!
Ele está casado há 5 anos, feliz, satisfeito, com os problemas normais de um casamento. Mas até nos quilinhos a mais, podemos ver que está feliz!
Eu, solteiro mas nem tanto, enrolado mas nem tanto, fui bombardeado com perguntas seguidas de um olhar apreensivo e quase de compaixão:

Mas como assim tá bem?
Mas como não sabe se quer namorar agora?
Mas como quer ficar assim como tá? Solteiro?
Mas e o fulano? Ele entende isso?
Mas pode falar, de verdade: você quer isso mesmo?




Pq é tão difícil para as pessoas entenderem que ser sozinho (ou optar por não ter compromisso) não é sinônimo de tristeza?

21 comentários:

Edu disse...

Pois é, não sei a resposta. Mas sei que é perfeitamente possível!

Lívia Komar disse...

A vida é feita de momentos. Cada um está no seu. Né?

S.A.M disse...

Eu escrevi exatamente sobre isso lá no blog hoje.

Essa bendita pressão social nos faz de refém de todos. Uma merda!

conversasaopedomundo disse...

É perfeitamente possível.
Assim como é possível, e até provável, que aquele que é feliz sozinho hoje queira uma companhia amanhã. Cada um na sua, em seu momento. Variáveis as vontades, como inconstante é a vida, como mudam também as pessoas.
Agora, viver sozinho, estar feliz sozinho, não depender de uma companhia, aprender a lidar com a solidão, acho, é fundamental para, quando chegar a hora, se chegar, saber viver bem com a pessoa desejada, escolhida, que te escolher.
Por que, acho, aquele que não é capaz de ser feliz sozinho dificilmente será feliz com outro.

FOXX disse...

sim, mas minha situação é outra. eu não qro estar sozinho. se é uma escolha sua, go for. mas entenda que no meu caso, minha escolha é exatamente a mesma do seu amigo. eu não acredito q EU seria feliz sozinho, mas é MEU caso. E de qualquer forma são casos diferentes: vc está "solteiro mas nem tanto, enrolado mas nem tanto", eu estou totalmente sozinho a não ser q eu pague por companhia... não é a mesma coisa, é?

Paulo Braccini disse...

sou casado mas concordo plenamente com vc ... ser solteiro ou estar sozinho não é sinônimo de ser infeliz ... a maioria dos casados [via de regra no mundo hétero] são extremamente infelizes ... no mundo gay isto ocorre bem menos pois antes q tudo vire um puro hábito e uma pura rotina tudo se acaba ... ainda bem né? mas é a tal coisa ... para toda regra existem as excessões ...

bjux

;-)

Autor disse...

Eu conversei sobre isso esse fds com um amigo. Me IRRITA essa coisa de gente comprometida olhar pra solteiro com ar de piedade, como se não fosse normal e possível ser feliz sozinho.
Ah, pára, né!
ME dá vontade de falar umas verdades nessas horas, mas, não tomo suquinho da verdade todo dia, rs...
Gostei daqui, que não conhecia. Prazer
;-)
Autor
www.confissoesaesmo.com

Marisa Watanabe disse...

Eu tbm não entendo pq não podemos ser felizes sozinhos.

É por isso que escrevi isso > http://zizikinha.blogspot.com/2010/11/nao-tenho-nada.html

Estou sozinha, feliz e muito bem obrigada! Rsss...

lea disse...

ihhh escuto tanto issso, como se fosse uma doença ser solteiro, chato mesmo,r ssss, bjs

Antonio de Castro disse...

é o drama.

tudo culpa do drama.

Le Voyeur disse...

pq as pessoas acham q estar sozinho é algo inferior, menos. quase digno de pena!

bjs do voy

Wans disse...

Adoraria ter uma resposta para isso, mas não tenho, pois infelizmente nunca entendi porque algumas pessoas gostam de estar sozinhos. Ignorância a minha, claro!

Rodrigo disse...

cara, super te entendo, mesmo.
aff

Luna disse...

eu estou muito dramática pra expor minha opinião. rs

eu sou o sinônimo da tristeza e da carência.

Lobo disse...

É muito dessa norma social inserida que dita dogmas familiares, que para sermos felizes temos que ter alguém ao nosso lado, ser um casal.

Eu entendo essa frustração. As pessoas vivem me bombardeando com isso. Tenho vontade sim, de ter algo com alguém em algum momento, mas não vivo em prol disso. Sozinho vou muito bem, e o dia que acontecer, seja bem vindo!

Um beijo Dan!

o Humberto disse...

Quando a gente termina um relacionamento é a mesma história, parece que TEM que arrumar mil outros rolos em uma semana, como se ficar sozinho fosse um pecado ou como se você fosse o "perdedor" pq não caiu matando assim que voltou a ser solteiro.

Wagner disse...

Eu ousaria seguir o Heidegger de Ser e Tempo e dizer que no fim não há nada de autêntico nestas manifestações 'subjetivas'. As pessoas reproduzem padrões pré-estabelecidos e compram facilmente as ideias, tais quais, pra ser feliz é preciso ter um parceiro estável, o sinônimo de sucesso é um apartamento grande e um carro muito moderno. E as pessoas levam isso tão a sério...mas tão a sério! Adorei teu blog, voltarei certamente! Abraços!

[ joe ] disse...

caramba, acabei de escrever sobre isso. muita gente estranha esse estado, e é tão natural quanto o de querer estar acompanhado.
avante!

[j]

@adriano_mariano disse...

Olá, Dan!
Então, ser feliz solteiro é super possível sim! Mas existem pessoas com uma pré-disposição a viver (melhor) acompanhado... por várias questões, inclusive criação e tal...

Eu, por exemplo, admiro a capacidade de algumas pessoas ficarem bem "por si só". Às vezes consigo, às vezes não... complicado.

Quando ao video, assisti demais pelo vimeo! Muito massa, e é a cara de uma amiga...

Abraço!

Janaína disse...

amigo, e a confraria?

Ju Fuzetto disse...

A felicidade não está no outro e sim dentro de nós. Dá pra ser feliz "sozinho sim". O que está dentro da gente é maior que qualquer coisa.

Essa coisa chamada impulso vital é que nos dá essa sensação de felicidade. Basta estar de bem consigo mesmo.

Um beijo